Saúde & bem-estar

Nunca tinha visto Criar bicho (larvar ou tapuru nas unhas )

Pontas dos dedos inchadas, vermelhidão e pele ferida são fatores normais para as pessoas que não abdicam o habito de cortar as unhas. Embora numerosas senhoras tenham posto de lado o ato de utilizar alicates – dando preferência a hidratação e manutenção – outras adoram a cutícula da unha removida e, desta forma, muitas sentem os efeitos por exagerar na retirada ou por falta de cuidado com os utensílios utilizados.

Isto acontece por que as cutículas das unhas serão protetoras, e como diz a dermatologista Flávia Addor, um machucado mesmo simples pode tornar-se uma infecção causada por bactérias e fungos que tem acesso ao local que está sem proteção.

Os cortes simples podem se transformar em grandes inflamações:

Qualquer indivíduo que em qualquer momento já teve uma cutícula inflamada, conhece bem a forma como a dor incomoda. Pode ocorrer devido a um corte errado ou devido ao ressecamento da pele que envolve a unha. “dor, sensibilidade, edema, e inchaço são os sintomas mais comuns. Lavar as mãos, como lavar louça e roupa com produtos de limpeza, agredir adicionalmente a pele da unha e acabam facilitando a irritação e evoluindo para doenças bacterianas”, explicou a profissional.