Saúde & bem-estar

Olhem está remoção deste dedo

Uma unha inflamada é uma condição chamada paroníquia, que é uma contaminação da pele em volta da unha, deixando a unha inflamada e infeccionada. A paroníquia acontece devido a um problema físico no dedo ou na unha, como roer a extremidade do dedo, mexer na unha, ou eliminar as famosas cutículas. A unha pode ficar inflamada por causa de uma doença provocada por micróbios ou fungos.

A paroníquia pode acontecer em indivíduos que têm uma doença contagiosa da unha, diabetes, ou que deixam as suas mãos muito expostas à água.

No momento em que a unha inflamada é provocada por contaminação bacteriana, os sintomas aparecem. Na hipótese de a contaminação se dever a um fungo, os sintomas manifestam-se lentamente.

A região à volta do dedo inflamado fica muito sensível, vermelha e causa um grande desconforto. O agravamento acontece normalmente na região da pele da unha, em direção à borda da unha, ou em qualquer outro lugar do dedo lesado.

O dedo inflamado pode ter bolhas cheias de pus, particularmente quando a unha está infeccionada com bactérias. Podem igualmente ocorrer alterações na unha, que podem ficar deformada, deslocada e adquirir outra coloração.